segunda-feira, 14 de março de 2011

Os valores da merda!

“Lá em casa não deixo a minha filha limpar a sanita depois de a usar. È uma questão de valores que tento transmitir...”

Foi mais ou menos isto que a minha conhecida disse quando eu mandei a filha dela puxar o autoclismo e usar o piaçaba depois de se ter servido do WC.

A miúda pediu desculpa e imediatamente se dirigiu para o local para resolver a coisa. Nisto, a mãe foi logo atrás e fez aquilo que (penso eu) deveria ser feito pela filha.

A resposta da mãe deixou-me um pouco para o alterado.
Ainda lhe disse que a Higiene não era uma questão de Valores.
Mas o que me apeteceu foi chamar-lhe uns quantos nomes.

Danado, não quis perguntar mais nada, porque conhecendo-me, provavelmente iria dizer algumas coisas bem agrestes.

Mas havia duas perguntas que deveria ter feito:
1. Que valores são esses que se transmitem ao não deixar que uma criança de 9 anos limpe a sanita depois de a ter usado.
2. Se ela vai à escola da miúda limpar. Ou se paga a alguém para o fazer!

Já andei a dar a volta à mioleira, mas não consigo perceber que valores se ensinam assim!

Deve ser defeito meu...

2 comentários:

Cristina Torrão disse...

Uma atitude bem estranha... Então a filha não pode nem puxar o autoclismo?! Não pode limpar a sanita, nem em casa?!

Só se a mãe levou muito a peito a tua chamada de atenção. Há pessoas que projectam em si tudo o que os filhos fazem, como se fossem elas a tê-lo feito. E, nesse caso, terá ficado, talvez, envergonhada, uma vergonha que lhe seria insuportável. Em casos destes, as pessoas proferem as desculpas mais disparatadas.

Não estou a dizer que foi assim, eu nem conheço a senhora, só que seria possível algo do género. O que, no entanto, é psicologicamente prejudicial. Principalmente para a miúda, a quem não é dada a hipótese de se responsabilizar pelos seus actos.

Por acaso sabes em que estado está a casa dessa família?

P.S. Embora já te siga há muito tempo, ainda não te tinha na lista dos "sítios" na 1ª página do meu blogue. Imperdoável! Já lá estás :-)

António Lopes disse...

Tanto quanto eu saiba, lá em casa estará tudo bem :-)

E penso que a questão da vergonha não se porá.

Enfim, opções.

Não me parece que isso terá grande influência na miúda, uma vez que ela até foi logo "tratar do assunto" quando chamei à atenção. Ou seja, na escola a miúda deve ter um comportamento e em casa outro.

Fiquei mais chateado com o filho dela, o qual, quando mandei arrumar a tralha que tinha desarrumado andou a disfarçar, enquanto a minha filha e a irmã o faziam.

Ou seja, parece que lá em casa (não perguntei), o rapaz está a ter uma educação à "moda antiga"
:-O

Talvez um dia a conversa se proporcione. Eu até nem a vejo muitas vezes...

;-D