domingo, 23 de agosto de 2009

Férias na Madeira XX - Levada do Caldeirão do Inferno

21 de Agosto

Caldeirão do Inferno

A seguir ao Caldeirão verde, que já tinha visitado há 15 anos atrás, resolvi ir para o Caldeirão do Inferno, ao qual ainda não tinha ido.

A levada começa aqui, logo à direita do Caldeirão Verde, com a indicação de perigo:
Foto do fundo do vale, onde parece haver um sistema de divisão das águas do ribeiro que inicia pelo menos, mais uma levada:

Esta foi no regresso e havia gente lá em baixo:

Paisagem ao longo da levada:

Pensava que a levada que estava a seguir, conduzia directamente ao Caldeirão do Inferno. Afinal, é preciso subir por um caminho íngreme até chegar à levada que lá conduz.

À esquerda, o 1º degrau. Em frente, a levada continua por mais um pouco até chegar à sua nascente...

...É aqui que se inicia a levada que, uns Km depois, se junta à do Caldeirão verde:

Voltando para trás, sobe-se por escadas, quando existem...

... mais escadas para subir...

...Entretanto cruzei-me com um grupo de malta jovem. Traziam toalhas às costas e sacos de farnel. Parecia mesmo que tinham tomado banho algures...

...e já se vê a levada (mais ou menos a meio da foto), mas é preciso subir mais um pouco :-)

Quando se chega ao local (altitude) onde se encontra a levada, reparo em mais escadas. Fiquei curioso e subi mais uns quantos degraus para ver onde ia dar...

... e eis que, de repente, "saído" do meio da vegetação, está uma churrasqueira.

Alguém se deu ao trabalho de levar cimento até cerca de 1000m de altitude, por um caminho difícil, para construir a coisa e nivelar o solo.

:-O

Tem tido uso, pois junto a ela estavam sacos de plástico que pareciam conter lixo.
Como não havia mais nada para ver, desci. Aproveitei para tirar esta foto da levada que vai para o C. do Inferno:

Ao avançar em direcção à levada, nova surpresa, cruzamento de levadas:

À esquerda (não se vê na imagem), um túnel/levada pequeno, em frente, um túnel/levada com carris! Nunca tinha ouvido falar de tal coisa :-D
Logo à entrada desse, uma passagem à direita para a levada do C. do Inferno:

O túnel à esquerda. Como era pequeno, resolvi ver o que havia do outro lado...

...Naturalmente, havia mais levada :-)

... que pouco depois entrava noutro túnel.

Voltei para trás e entrei no túnel com carris...

...e tirei a foto. Sem fim à vista ou qualquer indicação onde se dirige não valia a pena explorar, até porque o tempo não dava para tudo.

Virei à direita e segui pela levada para o C. do Inferno. Este é o 1º túnel, logo a seguir à passagem anterior, a qual é tão pequena que nem merece chamar-se túnel :-D

Durante o caminho, aparecem mais túneis. Não os contei...

A paisagem é bonita e não aconselhável a quem tem vertigens, mas nada de tão drástico que justifique o aviso para não prosseguir viagem, que está no Caldeirão Verde.

As duas fotos seguintes foram tiradas de dentro do último túnel, o qual tinha várias "janelas" de onde se podia ver a garganta que conduz ao Caldeirão do Inferno:

Saída do túnel que conduz directamente ao Caldeirão:

O Caldeirão do Inferno, muito mais pequeno que o anterior, de mais difícil acesso.

Merece o nome!

À direita, um bloco de cimento a tapar uma entrada para outro túnel.

Se bem percebi as explicações que me deram no dia seguinte, essa levada conduz à Boaventura, passando por um túnel com mais e 1Km de comprimento.

Se assim for, o percurso deve ter mais do dobro do que fiz das queimadas até ao Caldeirão do Inferno. Ou seja, é um dia inteirinho a andar!

No regresso, nevoeiro e chuva. Comecei com chuva, acabei com chuva. Pelo meio, o sol chegou a brilhar.

Apesar de não ver nada para lá do caminho, por vezes ouvia pessoas. Ou que estavam na levada que eu também percorria, ou mais abaixo. É que, a mesma encosta da montanha pode ter mais do que uma levada a altitudes diferentes. Ou então, na encosta da montanha em frente...

E foi assim.

Correu bem, apesar de ir sozinho de de não ter levado calçado adequado.

:-)

Fábio Martins disse...

Muito boa tarde Antonio!
Acabei de chegar com a minha mulher de ferias da Madeira e tambem fiz essas levadas (Caldeirão Verde + Caldeirão do Inferno) e lamento informar que o Caldeirão do inferno não é no local da foto que menciona.A entrada semi-bloqueada que fica depois das pontes metalicas conduz ao perlongamento da levada que que acaba precisamente no Caldeirão do Inferno.O caldeirão do Inferno é parecido com o caldeirão Verde, mas aparenta ser maior e não é tão bonito.Se quizer posso-lhe enviar algumas fotos!A titulo de curiosidade, o tunel dos carris tambem não explorei, a minha mulher não estava a achar grande piada pelo envolvimento do local (carris, a abertura da levada do lado direito e por não se ver o final) mas deixou-me bastante curioso e da proxima viagem a Madeira vou ter de fazer novamente a levada!

António Lopes disse...

Olá Fábio.
Espero que tenha gostado da Madeira e dos passeios!
:-D
Ora bolas, e eu a pensar que tinha chegado ao famigerado Caldeirão.
LOL
Obrigado pelos comentários e se puder enviar umas fotos agradeço.
Se lá voltar avise, que conheço malta que gosta das levadas e poderão dar boas sugestões.