"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos"
- Provérbio chinês
--
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
- Dave Weinbaum
--
"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se.
Você quer ser feliz para sempre? Perdoe."
- Tertuliano
--
"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."
- Carl Young
--
"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".
- Dalai Lama
4 comentários:
Não descurando as outras frases, concentro-me nas palavras do Dalai Lama: ele diz primeiro "fazer o bem a si mesmo", só depois "aos outros".
E diz muito bem!
Aquilo que muitos consideram egoísmo, é a melhor forma de encarar o mundo. Porque só podemos amar e fazer o bem aos outros, depois de aprendermos a amarmo-nos e a fazer o bem a nós próprios :)
Olá Kássia.
Concordo contigo, mas, e eu já tive esta "discussão" com mais pessoas, a palavra egoísmo é mal usada pela generalidade das pessoas e basta ir dar uma vista de olhos ao dicionário para o perceber.
Ou seja, gostar e fazer o bem a nós em primeiro lugar e apenas depois aos outros não é uma forma de egoísmo.
:-)
bjs
Dizes bem António e é curioso que eu tenha lido bastante sobre isso ultimamente. Uma forma de egoísmo é, por exemplo, desfazer-se em favores pelos outros, apenas para que sejamos elogiados. Porque a pessoa que faz isso não está propriamente a pensar no bem que faz aos outros, mas nos benefícios que tal acção lhe trará. E cria nos outros a obrigação de lhe agradecerem, mesmo que eles pensem que ela não merece!
Mas são infelizmente essas pessoas que têm fama de altruístas!
Bjs
:-)
:-*
Postar um comentário